De peles, cremes e alergias – testemunho

Não sei se isso é no pais todo ou a situação é mais crítica em BH, mas a combinação de tempo quente e seco aqui gera muitos efeitos “colaterais” nas pessoas.

Alergias e problemas respiratórios viram queixas comuns. E até eu, que nunca tive problema de alergias, esse ano tive que ir correndo consultar uma alergista por causa de uma tosse que já durava 2 semanas e estava acabando comigo.

Mas o tema desse post não é a respiração e sim a pele.

Desde pequena convivo com um probleminha de pele sensível. Na época de criança, só podia usar sabonete Dove, porque era o mais hidratante e eu tinha uma pele bem seca. Então fui ficando maior e abandonei um pouco esses cuidados, até porque, na adolescencia as mudanças acabaram envolvendo a pele também, e hidratação e espinhas acabavam andando juntas.

Bom, aí chegou uma época que comecei a ver minha mão excessivamente ressecada e cremes hidratantes normais não estavam funcionando; pelo contrário, parecia que pioravam a situação. Então começaram a aparecer pequenas feridinhas nas minhas mãos, que coçavam e dependendo do produto que usava, ardiam um pouco também.

Essa mão da foto não é minha, mas é mais ou menos isso que eu tive. Corri para a dermatologista. Para a minha surpresa (ou não), era o ressecamento que estava causando as alergias. E produtos químcos como detergente e sabonete colaboravam para as feridinhas aparecerem.

Para tratar: pomadas, hidratantes, sabonetes neutros e luvas para as atividades domésticas.

Mas minhas alergias não pararam por aí. Para minha grande tristeza, apareceu uma alergia de perfume (!) que me provocava coceiras onde eu espirrava o produto.

Aos poucos fui aprendendo que, no meu caso, não são todos os perfumes que causam a alergia e, na dúvida, espirro na roupa para não deixar de ficar cheirosa. 😉

Por fim, a mais recente foram as manchinhas vermelhas pelo corpo. Como inverno de BH é extremamente seco, e eu DE-TES-TO banho gelado no frio, lá estava eu, contra as recomendações da dermatologista, tomando banho com o chuveiro super quente. E a pele que já estava ressecada por causa do clima piorava.

Resultado: alergia, ressecamento e manchinhas vermelhas por falta de hidratação.

Agora eu cheguei no ponto em que eu queria. Sabe porque estou contanto tudo isso? Por causa de uma coisa que aprendi com a minha dermatologista: Hidratantes perfumados, de marcas comerciais NÃO hidratam.

Quer dizer, até hidratam, mas bem pouco. E é super comum pessoas desenvolverem alergias aos perfumes deles.

Por experiência própria: no momento em que me dava o desespero eu recorria a eles e… não adiantava NADA. Pequeno alívio momentaneo, mas no mesmo dia já via necessidade de hidratação de novo.

Se você quer uma hidratação boa de verdade, procure um dermatologista. Ele vai te indicar um bom hidratante, desses que você compra na farmácia e não no supermercado; ou então te dará uma fórmula para mandar manipular.

Ultimamente estou usando um desses de farmácia. Não vou indicar o nome aqui porque não sou médica, mas uma aplicação dele tem valido umas 10 dos cremes comerciais, viu?

Achei que essa dica é algo que deveria compartilhar. Tenho certeza que tem mais gente por aí que tem problemas com pele sensível como eu, e também sofre para resolver… E para que não tem, ainda assim #FicaDica.

Anúncios

Sobre Thay Dias

Mineira de Belo Horizonte, advogada e cristã. Adoro moda, culinária, dança, livros, filmes e me interesso por política.

Publicado em 02/10/2011, em Cadeira de Beleza e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Olá Tha…tb tenho os mesmos problemas q vc..antes de ir á dermato, fui a um clínico geral e ela me disse q era um tipo de micose nas minhas mãos, quando na verdade era uma dermatite de contato por causa de detergentes e outros produtinhos..do nada desenvolvi essa alergia chata a perfumes, tb passava nas minhas roupas p ficarem cheirosas, mas com o tempo até o perfume na roupa me dava coçeira na pele…não sei o que fazer…preciso urgente ir á um alergista e á uma dermato novamente.bjins, gostei do seu blog.Vih

    • ei Vih, por um lado é bom saber que não estou sozinha nessa luta (rs*), mas é muito chato ter todas essas alergias né? Mas com o tempo a gente vai aprendendo a lidar com elas. Procura um alergista sim, daí você pode fazer um teste de contato e ver quais são as substâncias que mais irritam sua pele e qual o melhor tratamento.
      Fico feliz de saber q vc gostou do blog. Volte sempre 🙂
      bjim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: