A culpa-da Zara

Ontem à noite o Twitter estava bombando! Todo mundo assistindo “A Liga” na Band e caindo em cima da Zara.

O Bapho foi até parar na Folha:

Internautas atacam Zara após denúncia de trabalho escravo

O motivo:

A sociedade que, atualmente, tem sempre prezado pelo “politicamente correto” demonstrou revolta e indignação com a denúncia de trabalho escravo.

Mas, sinceramente, ainda estou um pouco assustada, chocada ou com medo da verdade. Medo não da verdade de que existe o trabalho escravo, mas da verdade que está por trás dos revoltosos.

Revoltaram-se por ser uma grande marca? Revoltaram-se por que a marca cobra fortunas por roupas em que gastam menos de R$2,00 para produzir?

Me pergunto: E se fosse uma loja popular, que vendesse roupas a R$5,00? Será que o assunto estaria nos TT’s?

Tenho quase certeza de que a revolta seria bem menor.

MAS, isso diminuiria o fato de que o trabalho é escravo? Isso faria o crime ser menor? Diminuiria a degradação a que são submetidos os trabalhadores???

A questão é: A revolta é porque uma loja cara abusa dos trabalhadores? Ou é porque existem trabalhadores que são explorados por quem poderia muito bem pagar um salário digno?

A Zara está errada e merece ser punida por isso. Porém, maior do que minha decepção com a Zara, do que a espera de uma providência da Justiça do Trabalho, é o receio que sinto da hipocrisia do povo. -E espero sinceramente estar errada-.

E particularmente, acho que não adianta pegar a Zara “pra cristo” e dizer que vai sabotar, que não vai mais comprar dela e etc. Não vamos fechar os olhos e fingir que só ela faz isso. Ela faz, e mais umas centenas fazem também. (Quantas lojas desse tipo existem por aí hem?!) E todas essas redes continuarão tendo seu público afortunado para sustentar seus lucros.

Acho que a solução é fazer como “A Liga”, gritar pro mundo ver o que está acontecendo, cobrar providências e esperar que isso mude os fatos.

A culpada Zara…. A culpa da Zara (e de quem mais?).

Anúncios

Sobre Thay Dias

Mineira de Belo Horizonte, advogada e cristã. Adoro moda, culinária, dança, livros, filmes e me interesso por política.

Publicado em 17/08/2011, em Aleatórios, Cadeira de Estilo e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. A coisa está pegando fogo ! Os bolivianos trabalham em condições desumanas e,para piorar,essa empresa já deveria ir embora do Brasil ! Agora a matriz espanhola promete que vai seguir determinações do Ministério do Trabalho. Senão…. é esperar para ver depois !

  2. Deportar os bolivianos

    Uma pessoa que dirige um carro sem carteira é o culpado e vai preso.
    Os bolivianos ilegais é que estao errados. A Lei nº 6.815 deixa bem claro isto. O boliviano ilegal tem que ser preso ou deportado para seu pais de origem. Hoje sao 700 mil em sao paulo.
    O certo é nao dar trabalho para os imigrantes ilegais. A empresa que faz isto é que está errada. A Zara nao deveria ter contratado uma empresa imcopetente como a AHA para fazer seus tecidos.
    Erro da Zara. Erro do Brasil por deixar imigrantes ilegais entrarem.
    Deportar os bolivianos é o correto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: