Conto de Páscoa

Páscoa é sinônimo de chocolates e coelhinhos não é? Quem não gosta de abrir um belo ovo de chocolate em plena manhã de domingo? Eu adoro!!!

Mas a Páscoa, assim como o Natal e outras datas especiais, comemorativas, foram absorvidas pelo comércio e achei que seria legal falar disso por aqui.

A Páscoa começa dentre o povo judeu, que por volta de 1200 a.C. estava cativo aos Egípcios. A história registrada na Bíblia é que Deus enviou Moisés para conduzir seu povo à libertação; e depois das 10 pragas Faraó permitiu que o povo fosse liberto. Em hebraico o termo Pessach significa Passagem.

Um detalhe importante dessa história é que, antes de enviar a última praga, a dos primogênitos, Deus mandou que o povo hebreu sacrificasse um cordeiro puro e perfeito e passasse seu sangue nos umbrais das portas, para que praga (a morte dos primogênitos) não entrasse. E foi assim que o povo ficou livre da décima praga, que foi aquela que convenceu Faraó a deixá-los ir.

Cerca de 1200 anos depois, Jesus estava com seus discípulos ceando a Páscoa (sabe aqueles quadros da Santa Ceia?). Foi sua última refeição com eles, antes de ser entregue para ser crucificado.

E novamente aparece a figura do cordeiro, puro e sem mácula, que foi sacrificado, tendo seu sangue derramado, para livrar o povo da morte. Só que aqui o cordeiro era o próprio Jesus; aquele homem perfeito e sem pecado (o único no mundo), se entregou ao sacrifício para livrar da morte eterna aqueles que crêem nele.

Hoje nosso feriado ainda carrega nomes dessa história – Sexta-feira da Paixão (Paixão de Cristo, sua crucificação), Sábado de Aleluia, e Domingo de Páscoa.

Mas pera aí, a melhor parte que é o domingo não falei ainda.

No Domingo as mulheres que seguiam a Jesus foram visitar seu túmulo e imagina a surpresa: o túmulo estava vazio! A primeira ideia que passa na cabeça é: “quem tirou ele daqui?”. Mas não foi ninguém. Ele RESSUSCITOU no domingo!

É esse o grande milagre da Páscoa hoje, a grande celebração da ressurreição de Cristo!!!

Bom lembrar dessa história né?! Diante de uma narrativa tão incrível como essa, a necessidade de falar de chocolates e coelhinhos simplesmente desaparece.

Deixo pra vocês agora uma bela música que conta a história da Páscoa (desculpem, a qualidade do video não é das melhores mas dá pra ouvir bem a música). Independente de religião, vale a pena ouvir.

E feliz Páscoa!!! 🙂

Anúncios

Sobre Thay Dias

Mineira de Belo Horizonte, advogada e cristã. Adoro moda, culinária, dança, livros, filmes e me interesso por política.

Publicado em 24/04/2011, em Aleatórios e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: